Comprar

Comprar um imóvel é sempre mais fácil com quem sabe!

Está a pensar em comprar uma casa, mas quer saber quais os custos envolvidos em todo o processo?

Explicamos-lhe tudo, para que não tenha surpresas de última hora!

FAQ's

Respondemos a todas as questões que podem surgir ao comprar um imóvel!

No caso de ter uma disponibilidade financeira imediata, ou seja, de não precisar de um financiamento bancário para comprar a casa que deseja, apenas terá que contar com dois tipos de custo: Impostos e Registos.

  • Impostos

Neste caso, o imposto que terá de pagar é o IMT – Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis. Assim, tal pagamento é obrigatório sempre que há uma transação financeira de compra ou venda de um imóvel.

Nesse sentido, o valor do imposto em questão não é igual em todos os casos. Consequentemente, o IMT varia de acordo com o valor de aquisição da escritura do imóvel ou com o valor patrimonial tributário. Por conseguinte, pode variar ainda com a taxa a aplicar (de 1% a 8%), a sua localização e a sua finalidade, podendo existir casos em que está isento do pagamento deste imposto.  Desta forma, para perceber qual será o valor aproximado a pagar, faça a sua simulação em apemip.pt/simulador-de-imt-e-is

  • Registos

Os custos e comissões associados aos registos que precisará de fazer variam consoante o local em que realizar a escritura.

No caso de optar por recorrer a um Crédito Habitação, além dos custos referenciados acima (os Impostos e os Registos), terá ainda outros necessários à realização do processo:

  • Comissões Bancárias: estas variam consoante a instituição financeira, mas normalmente rondam os cerca de 1.000€. Estas comissões envolvem a avaliação, estudo do processo, entre outras questões. O valor que irá pagar depende sempre dos protocolos que existam, mas na Casas C’Alma estamos sempre atentos e aconselhamo-lo consoante as melhores propostas existentes.
  • Imposto de Selo: quando pede financiamento bancário, passa a ter o imposto de selo sobre o valor financiado. Neste sentido, este passa a ter um valor de 0,6% sobre o valor de financiamento em questão.
  • Registo: além do registo referido anteriormente, é necessário ainda registar a hipoteca do imóvel a favor do banco.
  • Seguro de Vida: as entidades bancárias exigem ainda o pagamento de um seguro de vida que cubra o caso de morte do titular do contrato. O valor deste dependerá de vários fatores como a companhia de seguros, o valor em dívida e as condições de saúde do cliente em questão.
  • Seguro Multiriscos: este é também um seguro exigido pela entidade financeira, que irá igualmente depender de acordo com o valor do imóvel a ser transacionado.

Encontre o seu
próximo imóvel